Ser capaz de aproveitar as oportunidades no momento em que surgem e promover o crescimento dos negócios. Esses talvez sejam os maiores desafios da área comercial das empresas do setor vinícola. Verificando essa necessidade é que a Associação Brasileira de Enologia (ABE) promove os dias 29 e 30 de junho um curso sobre estratégias comerciais voltadas especialmente para o seguimento. O objetivo é possibilitar aos profissionais envolvidos nas rotinas da área comercial uma melhor compreensão sobre ferramentas e conceitos fundamentais.
Na primeira noite, o tema serão as ações de estímulo à marca e tudo o que diz respeito a marketing, inclusive a diferenciação deste termo com a área de vendas propriamente dita. Esse entendimento introduz o assunto do segundo encontro, quando serão apresentadas opções estratégicas de canais comerciais, premissas de uma política comercial e ferramentas de retenção de clientes, entre outras abordagens.
O curso será ministrado pelo Consultor de Empresas em Marketing Estratégico e Gestão de Processos de Mudanças, Martin Ricardo Schulz. Publicitário há 26 anos, Mestre em Administração de Empresas, MBA em Marketing de Varejo e E-Commerce (FGV), Pós-Graduado em Administração (PUC-RS) e Marketing (PUC-RS), Schulz é professor da Fundação Getúlio Vargas em Estretégia Empresarial, Gestão de Habilidades e Competências e Jogos Estratégicos de Negócios.
Cada encontro terá a duração de três horas, iniciando com o coffee-break, das 18h às 21h. Sócios da ABE e alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS-BG) pagam R$ 100 enquanto os demais R$ 120. O investimento inclui material didático disponibilizado via e-mail, coffee-break e certificado. Para se inscrever procure a ABE pelo (54) 3452.6289 ou através do e-mail enologia@enologia.org.br.