Uma tecnologia está chegando para tentar fazer com que os apreciadores de vinhos se despeçam dos barris de carvalho: o tanque que respira.
O australiano Tony Flecknoe-Brown, engenheiro mecânico e ex-dono de vinícola é o pioneiro na introdução dos tanques de plástico Flextank, que já é usado por cerca de 625 vinícolas na Austrália. Esse novo sistema usa um polímero especial que permite que uma quantidade controlada de oxigênio passe para dentro do tanque, de forma semelhante à que acontece com os barris de carvalho para a maturação dos vinhos.
De acordo com os fabricantes, os tanques Flextank são capazes de proporcionar sabores, taninos e aromar, e são muito mais econômicos que os barris de madeira. A nova opção é, ainda, mais rentável com o passar do tempo, pois os novos barris não precisam ser substituídos anualmente por tanques novos.
30 de set. de 2010
Barris de carvalho, adeus!
29 de set. de 2010
Que tal um drink com espumante?
O clima está esquentando. E junto com o tempo que muda vem aquela vontade de experimentar bebidas tropicais, diferentes. Criar drinks com espumantes e vinhos pode ser ainda mais interessante do que a velha caipirinha, sem falar que são bem mais refrescantes e levinhos do que limão, açúcar e cachaça. Além disso, as borbulhas dão um charme todo especial.
A seguir, 3 receitas bem fáceis para variar a apreciação do espumante:
- Pegue uma taça de Dry Martini, coloque um pouco do espumante moscatel e mergulhe duas fatias de morango. A fruta dá mais acidez e deixa a bebida mais fresca e menos doce.
Autoria: Adriana Grasso - sommelier e enófila
- Outra opção é unir uma dose de vinho do Porto branco, gelo picado,água tônica (até completar o copo) e uma rodela de limão ou laranja. Segundo a criadora, fica uma delícia!
Autoria: Verônica Chianca
Autoria: Henrique Medeiros - barman
27 de set. de 2010
Revista AMANHÃ e PwC lançam edição com 500 maiores empresas do sul
A lista das 500 maiores empresas da região sul do Brasil que serve como ferramenta de consulta para empresários e executivos chega a sua 20ª edição. A análise dos balanços publicados em 2009 manteve o Grupo Gerdau na liderança isolada do ranking, conforme o Valor Ponderado de Grandeza (VPG), um indicador exclusivo para aferir a força das empresas – e que combina patrimônio (com peso de 50%), receita (40%) e lucro (10%).
Na segunda colocação, uma novidade: a BRF Brasil Foods, cujo VPG contabilizou a soma dos resultados de Sadia e Perdigão, nomes que tradicionalmente já se destacavam no especial feito por AMANHÃ e PwC. Em seguida, aparecem Vivo, HSBC, Bunge e Copel.
Entre as novidades desta edição está um encarte resumido em inglês, uma retrospectiva dos 20 anos de Grandes e um ranking complementar com as 500 companhias “emergentes do sul”, perfazendo as 1000 maiores da região.
Confira abaixo a lista das 20 maiores empresas do sul do Brasil:
1. Grupo Gerdau
2. BRF Brasil Foods
3. Vivo
4. HSBC
5. Bunge
6. Copel
7. Refap
8. CEEE
9. Tractebel
10. Banrisul
11. Weg
12. Celesc
13. ALL
14. Renault
15. Coamo
16. Klabin
17. Itaipu
18. Sicredi
19. GVT
20. Kraft Foods
27/09/201022 de set. de 2010
Tradição e glamour em Gramado
17 de set. de 2010
Reconhecimento dos vinhos e espumantes brasileiros
O incessante trabalho de promoção do vinho e outros produtos derivados da uva produzidos no Brasil pelo Ibravin – Instituto Brasileiro do Vinho foi coroado por expressivos resultados nas últimas semanas. Como forma de reconhecer o esforço da entidade e de compartilhar com nossos leitores as novidades, transcrevemos aqui o editorial do boletim Saca-Rolhas veiculado pelo Ibravin no último dia 15. Confira:
O mundo se encontra aqui
A serra gaúcha tornou-se, por uma semana, o centro das atenções de várias nacionalidades. Em comum, o gosto pelo vinho… brasileiro! Os últimos 15 dias registraram a presença de norte-americanos, finlandeses e holandeses, todos interessados em conhecer mais sobre os vinhos e espumantes elaborados no Brasil. Os jovens Anja Cheriakova e Georges Janssens incluíram o Brasil, pela 1ª vez, no projeto World Wine Tour, uma missão humanitária que consiste em visitar 20 países para coletar os melhores vinhos a serem leiloados, em 2011, em Hong Kong, em benefício do Laos, pobre país asiático. Um grupo de cinco finlandeses desembarcou por aqui com uma tarefa prazerosa, escolher 20 rótulos para serem comercializados no Kuopio Wine Festival [Festival de Vinhos de Kuopio], cuja edição de 2011 terá os vinhos do Brasil como homenageados.
Saiba mais: http://www.saca-rolhas.com/2010_09_01_archive.html
14 de set. de 2010
Enoturismo em discussão no Vale dos Vinhedos
Produto turístico que faz parte da história, do folclore, da arte e da gastronomia da região, o vinho é um bem cultural que pode ser explorado cada vez mais como atrativo para visitantes e consequente fomento da economia. De 22 a 24 de setembro a Serra gaúcha será palco do Congresso Latino-Americano de Enoturismo. O evento surge com a proposta de discutir este segmento do turismo, promovendo intercâmbio de informações e visando à inovação e competitividade do setor. O encontro, que tem vagas limitadas e valor diferenciado para estudantes, será realizado no Hotel & Spa do Vinho, no Vale dos Vinhedos.
Além de palestras, discussões e apresentações de cases de sucesso haverá a Jornada Científica, com apresentação de artigos e pôsteres ligados ao tema. Também serão promovidas visitas técnicas às diferentes Rotas Enoturísticas de Bento Gonçalves.
Confira a programação completa e outros
detalhes:http://www.serragaucha.com/congressoenoturismo/index.php
14/09/2010